Forum de Desenvolvimento Comunitário

Open Space to Share Values in Community Development
 
InícioInício  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  APEDC  
Últimos assuntos
» Imitrex For Daily Use
Qui Ago 04, 2011 6:04 am por Convidado

» Buy generic cialis online now
Qui Ago 04, 2011 5:33 am por Convidado

» fish oil and depression
Qua Ago 03, 2011 11:49 pm por Convidado

» hiszpania apartamenty na sprzedaz
Qua Ago 03, 2011 12:38 pm por Convidado

» Papel do Técnico de Desenvolvimento Comunitário:
Qua Ago 03, 2011 12:38 pm por Convidado

» Popular Sleeping Medication
Qua Ago 03, 2011 9:29 am por Convidado

» Shocking discovery pertaining to joint relief
Qua Ago 03, 2011 9:20 am por Convidado

» Ãäå êóïèòü êàðòðèäæ
Qua Ago 03, 2011 8:11 am por Convidado

» Dating nerd. Web blogs oklahoma dating.
Qua Ago 03, 2011 4:50 am por Convidado

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Vizinhanças Saudáveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 58
Data de inscrição : 24/02/2008

MensagemAssunto: Vizinhanças Saudáveis   Sex Out 03, 2008 8:19 am

Para a construção de uma vizinhança saudável é necessário que haja uma visão partilhada entre vizinhos.

É importante que se criem soluções de base na vizinhança e examinar os comportamentos que se operam dentro dela. Os membros de uma comunidade funcional (partilha/troca de recursos), têm um sentimento de identificação com a vizinhança, símbolos em comum, segurança emocional, investimento pessoal, e o mais importante, um sentimento de pertença à comunidade.

Warren & Warren identificaram 6 tipos de vizinhança, que nos permite encontrar grassroots, soluções para comportamentos disfuncionais na vizinhança e níveis de satisfação da vizinhança.: (i) Integral (ii) Parochial, (iii) Diffuse, (iv) Stepping Stone, (v) Transitory, e (vi) Anomic


As bases destes 6 tipos de vizinhança assentam em 3 factores: (i) Neighborhood identity, (ii) Neighborhood internal interaction, e (iii) neighborhood external interaction.
Warren & Warren defeniram, cada uma delas, da seguinte forma:

1-Integral- Alto sentimento de identidade da vizinhança, alta interacção interna e altas ligações com o exterior.

Esta vizinhança é activa e envolvida. Internamente possui organizações de vizinhança, organizações religiosas, cívicas e educativas. Externamente, a vizinhança, está ligada com outras vizinhanças, mediante certos serviços. Os residentes partilham laços sociais e um sentimento de identidade com a vizinhança, gostam de viver lá. Existe um sentimento de amizade muito próprio, para com o local. Quando algum problema ocorre os residentes mobilizam-se e partem para a acção, com a vizinhança interna ou, com recursos externos, ou ambos.

2- Parochial: Alto sentimento de identidade da vizinhança, alta interacção interna e baixas ligações com o exterior.

Este tipo de vizinhança possui um forte sentimento de identidade e valores partilhados, às vezes é baseada em heranças étnicas ou religiosas (mas, paroquial não significa necessariamente local de religião). Existe um sentimento de que, a vizinhança é diferente do resto da comunidade alargada. A vizinhança é provavelmente homogénea em termos de etnicidade, classe social, religião ou idade. Internamente, existem organizações de vizinhança, que são importantes na vida dos residentes, mas estas, não estão fortemente ligadas com a comunidade exterior. Esta comunidade assume um valor de auto confiança. Os residentes gostam e aceitam a vizinhança fechada para o exterior.

3- Diffuse: Alto sentimento de identidade da vizinhança, baixa interacção interna e baixas ligações com o exterior.

Esta vizinhança é geralmente homogénea em aparência física (ex. casas iguais ou semelhantes). A vizinhança também é usualmente homogénea em termos de rendimento/salário; os residentes, têm aspecto/visual semelhante. Contudo, existem poucas organizações de vizinhança, fraco reconhecimento dos valores e preocupações dos outros residentes, e poucas ligações organizadas com a comunidade exterior. Há pouca interacção entre os residentes.

4- Stepping Stone: Baixo sentimento de identidade da vizinhança, alta interacção interna e, altas ligações com o exterior.

Entre os residentes ocorrem muitas interacções. As organizações de vizinhança são activas, os residentes empenham-se nos compromissos das suas carreiras e em interesses pessoais imediatos. Contudo, não há um compromisso para com a vizinhança.
Os residentes são, profissionais nas ligações externas à comunidade, através do seu trabalho, logo, trazem às organizações locais serviços externos. As organizações de vizinhança apoiam rapidamente os novos membros e tornam-nos envolvidos nas suas actividades. Os residentes raramente se identificam com a vizinhança.

5- Transitory: Baixo sentimento de identidade da vizinhança, baixa interacção interna e, altas ligações com o exterior.

Existem poucas organizações de vizinhança, e não se verifica muita interacção entre os vizinhos. Os residentes não estão ligados uns com os outros, nem com a comunidade. Não há sentimento de pertença face à vizinhança, nem preocupações ou valores partilhados. Os novos residentes não são bem vindos nem bem integrados. Muitos residentes estão ligados fortemente à comunidade exterior através do seu emprego. Quando necessitam, os residentes pedem ajuda fora da comunidade local.

6- Anomic: Baixo sentimento de identidade da vizinhança, baixa interacção interna e, baixas ligações com o exterior.

Poucos laços sociais existem entre os vizinhos, poucos residentes se conhecem. Há poucas organizações de vizinhança, e um fraco sentimento de valores e preocupações partilhadas. Os residentes usualmente não gostam da vizinhança e não pensam neste conceito para aquele local. Os residentes são muito individualistas e privados, e a vizinhança é vulnerável a possíveis forças externas porque não há inter-ajuda.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://apedc.livreforum.com/forum.htm
 
Vizinhanças Saudáveis
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Automóveis
» Subníveis corretos da platina
» Análise Comb. Placa de automóveis
» Livro de fatoração, produto notáveis
» Permutação - (números divisíveis por 5)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum de Desenvolvimento Comunitário :: Desenvolvimento Comunitário :: Sentimento de Vizinhança-
Ir para: