Forum de Desenvolvimento Comunitário

Open Space to Share Values in Community Development
 
InícioInício  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  APEDC  
Últimos assuntos
» Imitrex For Daily Use
Qui Ago 04, 2011 6:04 am por Convidado

» Buy generic cialis online now
Qui Ago 04, 2011 5:33 am por Convidado

» fish oil and depression
Qua Ago 03, 2011 11:49 pm por Convidado

» hiszpania apartamenty na sprzedaz
Qua Ago 03, 2011 12:38 pm por Convidado

» Papel do Técnico de Desenvolvimento Comunitário:
Qua Ago 03, 2011 12:38 pm por Convidado

» Popular Sleeping Medication
Qua Ago 03, 2011 9:29 am por Convidado

» Shocking discovery pertaining to joint relief
Qua Ago 03, 2011 9:20 am por Convidado

» Ãäå êóïèòü êàðòðèäæ
Qua Ago 03, 2011 8:11 am por Convidado

» Dating nerd. Web blogs oklahoma dating.
Qua Ago 03, 2011 4:50 am por Convidado

Junho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Conceito de Comunidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 58
Data de inscrição : 24/02/2008

MensagemAssunto: Conceito de Comunidade   Sex Out 03, 2008 8:26 am

Na literatura do desenvolvimento comunitário o conceito de comunidade é ambíguo, muito pela quantidade de definições utilizadas para a definir. É frequente ouvirmos ou lermos o termo aplicado para designar pequenos agregados rurais (aldeias, freguesias) ou urbanos (quarteirões, bairros), mas também a grupos profissionais (comunidade médica, comunidade cientifica), a organizações (comunidade escolar), ou a sistemas mais complexos como países (comunidade nacional), ou mesmo o mundo visto como um todo (comunidade internacional ou mundial).

Nas ciências sociais estão identificados alguns tipos de comunidades. Gusfield (1975), fez uma distinção entre duas formas de usar o termo comunidade. A primeira, prende-se com a noção territorial ou geográfica. Neste sentido, comunidade pode ser entendida como uma cidade, uma região, um pais, um bairro, o prédio, ou a vizinhança. O Sentimento de Comunidade implica um sentimento de pertença com uma área particular, ou com uma estrutura social dentro dessa área. A segunda, tem um carácter relacional, que diz respeito à rede social e à qualidade das relações humanas dentro da localização de referência (Gusfield, 1975; Heller, 1989; Hunter & Ringer, 1986; McMillan e Chavis, 1986; Dalton, Elias & Wandersman, 2001).

Reconhecendo esta pluralidade, Hillary (1950), examinou noventa e quatro definições de comunidade e na sua maioria continham três pontos coincidentes:

I. Partilha de um espaço físico;
II. Relações e laços comuns;
III. Interacção social.

Nos últimos anos, o interesse pelas comunidades tem aumentado, pois estas podem apresentar factores protectores ou factores de risco para os indivíduos.

Rappaport (1977), entende comunidade como um grupo social que partilha características e interesses comuns e é percepcionado ou se percepciona como distinto em alguns aspectos da sociedade em geral em que está inserida. Para Duham (1986), a comunidade não se entende unicamente como lugar, mas como um processo interactivo.

Segundo o dicionário inglês Random House (In Vidal, A., 1988), “community” é definida da seguinte forma: “Grupo social de qualquer tamanho cujos membros residem numa localidade específica, partilham o mesmo governo e tem uma herança e história comuns.”

Segundo Marshall Gordon (1994), o fenómeno comunitário integra um conjunto de ideias associadas ao conceito de comunidade:

• Alto grau de intimidade pessoal;
• Relações sociais afectivamente alicerçadas;
• Compromisso moral;
• Coesão Social;
• Continuidade no tempo.

Diez et al. (1996), referem nos seus estudos que para que exista uma comunidade é necessário que os seus membros possuam um sentimento de consciência partilhada de uma forma de vida, com referências comuns, um grupo de pessoas com os quais interage e que através destas relações, proporciona uma sensação de estimulação e de acolhimento. O sentimento de pertença ao tecido social, com fortes laços, supõe por um lado a obtenção de apoio social e por outro a disposição de recursos com os quais pode minimizar os efeitos de situações de stress ao longo das suas vidas.

Segundo Ornelas uma comunidade competente pode ser definida como “uma comunidade que utiliza, desenvolve e obtém recursos” (Ornelas 2002, p. 10). A abordagem ideal a uma comunidade será o de realçar e incentivar as capacidades e qualidades dos indivíduos em vez de sobre-enfatizar os défices dos indivíduos ou da própria comunidade. Caso esta atitude não seja tomada, os sistemas sociais que se criam retiram a possibilidade dos sistemas naturais, como a vizinhança, as associações locais e os recursos já existentes na comunidade desempenharem um papel relevante na resolução dos problemas existentes. “Deveríamos fazer um esforço para compreender os mecanismos naturais utilizados pelas comunidades para promover a sua própria sustentabilidade, bem como a manutenção dos indivíduos que lhes pertencem” (Ornelas, 2002, p. 11). Este esforço implica a ideia de que os indivíduos são os peritos e não os sistemas, pelo que deveríamos encontrar aqueles que, na comunidade, resolvem os problemas e participam em actividades de melhoramento da comunidade.

Sarason (1972), sustenta que os membros são melhor servidos quando a comunidade providencia o desenvolvimento pessoal a todos os membros.

A Comunidade é considerada neste trabalho como o lugar de construção do saber psicológico comunitário e da operacionalização de técnicas psicológicas que sejam eficazes na construção desse saber.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://apedc.livreforum.com/forum.htm
santos
Convidado



MensagemAssunto: conceito de comunidade   Qua Set 29, 2010 4:27 pm

Comunidade é um grupo formado por pessoas de um mesmo local que se unem para buscar um bem comum. Melhorias em seu bairro(como educação, segurança, saúde...etc). muitas vezes tornando se um grupo fechado Ex: Favelas, que hoje são denominadas comunidades pois tornaram se um grupo de pessoas em uma area fechada e ali reividicam sua necessidades, passando a ter tudo ao seu alcance e dentro da area onde moram, formando assim uma comunidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
cava
Convidado



MensagemAssunto: conceito comunidade   Qua Set 29, 2010 5:05 pm

Um grupo de pessoas de um mesmo espaço físico, com intereses em comum lutando pelos direitos em grupo e respeitando as regras dentro de seu meio.Pessoas diferentes com os mesmos objetivos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Juliani
Convidado



MensagemAssunto: Conceito de comunidade   Sex Out 01, 2010 3:00 pm

Qualidade do que é comum, sociedade, os cidadoes de um pais agrupado em um bairro da cidade. È um conjunto de populações que vivem em um mesmo ambiente ou area a ester ter um pode se dar o nome de biocenose. Sobre uma comunidade tera incidência dos diversos fatores fisícos e existente naquela área. Grupo social cujo os menbros ocupam uma área do Estado em suas relações com o meio e compartilha interesses , valores e aspirações.
Voltar ao Topo Ir em baixo
tucundva
Convidado



MensagemAssunto: conceito de comunidade   Ter Out 05, 2010 12:06 pm

Bom dia ou Boa tarde.

Pelo o que esta se apresentando a denominaçao CONCEITO DE COMUNIDADE, se torna bastante amplo, pois todos nos, independente do nivel social, seja o mais rico ou o mais pobre, todos fazem parte do grande conceito COMUNIDADE.
Neste patamar em que nos encontramos a grande relidade e que nao existe diferença entre as pessoas no conceito comunidade a nao ser no sentido ECONOMICO FINANCEIRO, onde se tem as denominaçoes Classe A, Classe B, Classe C e Classe D. Pessoalmente gostaria qe nao houvesse esta tal diferença pois aos olhos de DEUS nao existe. E para ser muito realista ao que diz o ditado que depois que morre seja RICO seja POBRE, vai tudo para o mesmo lugar, entao porque esta diferença. Isto e uma opiniao pessoal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
marco
Convidado



MensagemAssunto: comunidade   Ter Out 05, 2010 5:44 pm

As comunidades são, em geral, formadas por grupos de familiares, vizinhos e amigos que possuem um grau de proximidade entre si, por viverem no mesmo local (bairro, cidade, aldeia...) Juntos, os membros da comunidade tem como objetivo o bem estar social, buscando melhorias para seus membros nas areas da saúde, educação, habitação, etc. Juntos, tem um objetivo comum em prol da comunidade em que vivem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
gcmcelso
Convidado



MensagemAssunto: comunidade   Qua Out 06, 2010 7:21 pm

comunidade começa onde um ajuda o outro independente de raça,credo,religião ou poder economico onde um está ali pra ajudar o outro mas na verdade isso não é o que acontece infelizmente,pois na maioria das comunidades é cada um por si e deus por todos
Voltar ao Topo Ir em baixo
grando
Convidado



MensagemAssunto: comunidade   Sab Out 30, 2010 7:09 am

Comunidade é um grupo de pessoas que convivem num mesmo espaço restrito por dimensões bem definidas com estrutura própria, cultura tipica, linguajar por vezes definido com características locais, leis próprias, regras sociais de conduta e comportamento diferenciadas de outras localidades e identidade visual marcante.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ferrari
Convidado



MensagemAssunto: conceito de comun idade   Qui Nov 18, 2010 8:33 am

para mim comunidade é grupo de pessoas que se reunem para buscar melhorias para o lugar onde moram.
Voltar ao Topo Ir em baixo
edilene6
Convidado



MensagemAssunto: Conceito de comunidade   Qui Nov 18, 2010 8:40 am

Um grupo de pessoas com intereses em comum. Pessoas diferentes com os mesmos objetivos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
higuyldi
Convidado



MensagemAssunto: Whats up, few questions for you to help with   Dom Jul 31, 2011 12:17 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
Jittygop
Convidado



MensagemAssunto: Saw 7 Movie Actors   Dom Jul 31, 2011 5:25 pm

Download The Water for Elephants Movie The Full The Sorcerer's Apprentice Film Online watch whole film of The Social Network Sucker Punch Film Download Sites
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Conceito de Comunidade   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Conceito de Comunidade
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» (UFLA) Numa comunidade são consumidos os
» Nasce Utah o anti-cristo segundo comunidade satânica
» Assembléias de Deus - O que há de verdade por de trás!
» (FUVEST-SP) - apertos de mãos de mulheres
» Iezzi (Questão polêmica)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum de Desenvolvimento Comunitário :: Desenvolvimento Comunitário :: Comunidade-
Ir para: