Forum de Desenvolvimento Comunitário

Open Space to Share Values in Community Development
 
InícioInício  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  APEDC  
Últimos assuntos
» Imitrex For Daily Use
Qui Ago 04, 2011 6:04 am por Convidado

» Buy generic cialis online now
Qui Ago 04, 2011 5:33 am por Convidado

» fish oil and depression
Qua Ago 03, 2011 11:49 pm por Convidado

» hiszpania apartamenty na sprzedaz
Qua Ago 03, 2011 12:38 pm por Convidado

» Papel do Técnico de Desenvolvimento Comunitário:
Qua Ago 03, 2011 12:38 pm por Convidado

» Popular Sleeping Medication
Qua Ago 03, 2011 9:29 am por Convidado

» Shocking discovery pertaining to joint relief
Qua Ago 03, 2011 9:20 am por Convidado

» Ãäå êóïèòü êàðòðèäæ
Qua Ago 03, 2011 8:11 am por Convidado

» Dating nerd. Web blogs oklahoma dating.
Qua Ago 03, 2011 4:50 am por Convidado

Março 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Breve enquadramento do Indice de Sentimento de Comunidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 58
Data de inscrição : 24/02/2008

MensagemAssunto: Breve enquadramento do Indice de Sentimento de Comunidade   Sex Out 03, 2008 8:15 am

Chavis et al., (1986) desenvolveram uma medida de Sentimento de Comunidade através da resposta de 1200 adultos a um questionário da participação da vizinhança em projectos. Usando a metodologia de Brunskwick, num total de 23 items de resposta aberta e fechada, representando o Sentimento de Comunidade. Estes items foram agrupados em quatro subescalas, baseadas na sua relevância conceptual para cada uma das dimensões teóricas, de forma a produzir o ISC. Devido às suas respostas abertas o ISC tornou-se limitado. Em resposta, Chavis e os seus colegas criaram uma forma curta do ISC. A escala consiste em 12 items “verdadeiro” e “falso”, com o termo “blocks” representando o seu grupo de referência. Estes items foram escolhidos para representar as percepções das vizinhanças em termos de estatuto de membro, influência, satisfação de necessidades e ligação emocional. A escala total tem um coeficiente de confiança interna de 0.80. Os dados mostraram suporte para as quatro dimensões do SPC, contudo, não reporta confiança interna nas sub-escalas..

Para as dimensões do modelo de McMillan & Chavis, foi encontrado vário suporte, em muitos estudos qualitativos. Plas & Lewis (1996) descobriram que os residentes de uma cidade planeada, fazem referência às características ambientais, indicativas da importância do Estatuto de Membro, Ligação emocional partilhada, e satisfação das necessidades. Sonn & Fisher (1996) encontraram evidência nas quatro dimensões do SPC, comparando os imigrantes com as suas comunidades de origem e de destino. Brodsky (1996), também encontrou evidência das quatro dimensões nas suas entrevistas com mães solteiras em vizinhanças de alto risco.
A construção de validade no ISC, representando o modelo de McMillan & Chavis, foi estabelecida em muitos estudos, tais como os apresentados em cima. Perkins et al., (1990), usando métodos de questionário por telefone, demonstrou que os altos valores de ISC estão significativamente associados com o longo tempo de residência na vizinhança, altos níveis de satisfação do bairro, vizinhança, controlo social informal, comunicação e baixos níveis de medo ou crime. O estudo de Pretty (1990), mostra uma significativa relação entre o ISC e as características de suporte do ambiente social dos estudantes de um colégio. McCarthy, Pretty & Cantano (1990), demonstraram uma relação significativa entre altos valores de ISC e baixos valores de insatisfação e altos valores com variáveis de bem-estar.
O ISC foi inicialmente designado para populações adultas num contexto residencial ou de vizinhança. O estudo de Chipuer & Pretty (1999), estendeu o trabalho do ISC de três formas. Primeiro, usando técnicas de análise factorial, examinando cada uma das quatro dimensões, assumidas para estarem presentes no actual ISC de vizinhança. Segundo, os autores examinaram a estrutura dos factores do ISC numa comunidade relacional, local de trabalho para adultos. Terceiro, examinaram cada uma das quatro dimensões do ISC de vizinhança, em adolescentes. No geral, as descobertas indicam que ao longo das comunidades e ao longo das populações, os items do ISC podem originar o desenvolvimento da escala, assente dentro do modelo de McMillan & Chavis. A preocupação final de Chipuer & Pretty (1999), é a da inclusão de items do ambiente físico no ISC, isto porque segundo várias investigações há uma relação significativa entre o ambiente físico da comunidade e a sua relação com ela. (Guest & Lee, 1983; Doolittle & Mac Donald, 1978; Glynn, 1981; Riger & Lavracas, 1981).
Segundo Obst & Katherine White (2004), o Índice de Sentimento de Comunidade é uma das medidas, do Sentimento Psicológico de Comunidade, mais usada. Há muita discussão na literatura acerca da validade desta escala, não só como uma medida do Sentimento de Comunidade em geral, como das suas dimensões teorizadas por McMillan & Chavis (1986), autores que fundamentam este conceito.
No estudo Revisiting The Sense of Community Index: A confirmatory factor analysis, Obst & Katherine White (2004), examinam o ISC, com uma amostra de 219 pessoas, investigam vários estatutos dos membros da comunidade, incluindo a vizinhança, os estudantes e comunidades de grupos de interesse. Os dados foram analisados segundo uma confirmação de análise dos factores. Os resultados mostraram que o ISC, na sua estrutura original de factores, não está adequadamente ajustado aos dados. A escala foi revista, usando indicadores de confirmação de análise dos factores, produzindo uma nova estrutura baseada nos mesmos items. Os resultados do estudo dão suporte empírico às quadro dimensões propostas por McMillan e Chavis (1986).

Muitos debates correntes, em torno do ISC, examinam as propriedades psicométricas do ISC. Chipuer & Pretty (1999) examinaram as propriedades psicométricas do ISC na vizinhança e locais de trabalho. Chipuer & Pretty (1999), concluíram que o ISC é uma das poucas medidas do Sentimento Psicológico de Comunidade assente na teoria, dando uma boa descoberta para investigações futuras do Sentimento Psicológico de Comunidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://apedc.livreforum.com/forum.htm
bogalldi
Convidado



MensagemAssunto: Hello, few questions for anyone   Dom Jul 31, 2011 3:35 pm

Result: chosen nickname "yodudeoek"; captcha decoded (9 attempts); choosen values in select field - "General Talk"; success; (reply to topic); Result: chosen nickname "bodudelod"; registered (100%); profile edited; logged in; success (from first page); (reply to topic); Result: chosen nickname "bosalldi"; success - posted to "????"; Result: chosen nickname "poguyjh"; registered (100%); logged in; success (from first page); BB-code not working; (reply to topic); Result: used self-learning system data; chosen nickname "boguyjh"; registered (100%); profile edited; Usage of BB-code in profile is forbidden; logged in; nofollow is found; success (from first page); (reply to topic);
Voltar ao Topo Ir em baixo
hiyaguyo
Convidado



MensagemAssunto: Whats up, few questions for everyone   Seg Ago 01, 2011 11:40 am

Result: the frames processed; used self-learning system data; chosen nickname "hiyamaljh"; registered (100%); profile edited; logged in; nofollow is found; success (from first page); (reply to topic);
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Breve enquadramento do Indice de Sentimento de Comunidade   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Breve enquadramento do Indice de Sentimento de Comunidade
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Amar é uma decisão, não um sentimento
» O significado do sentimento de esperança na vida dos indivíduos
» indice pluviométrico
» Sentimento de Culpa
» Gratidão é um sentimento nobre

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum de Desenvolvimento Comunitário :: Desenvolvimento Comunitário :: Sentimento de Comunidade-
Ir para: